Alguns recursos e procedimentos estão sendo ajustados com intuito de oferecer maior segurança e benefícios aos moradores.
Todos os recursos financeiros do condomínio são arrecadados em conta própria, sem compartilhamento com outros condomínios.
Essa simples configuração traz eficiência e transparência, além de garantir alguns benefícios como rendimento diferenciado, flexibilidade e serviços exclusivos associados.
A Administradora Sindacom é a responsável pela geração, registro e distribuição dos boletos. As instruções de envio deverão ser informados pelos moradores, opção realizada, primeiramente, no cadastramento.
O cadastro de cada unidade deve conter todos o proprietários, inclusive quando houver mais de um. Em caso de imóvel alugado, os inquilinos devem ser cadastrados. Quando houver morador, é recomendável cadastrar todos os dependentes moradores.
As imobiliárias, administradoras ou qualquer pessoa ou profissional que seja responsável pela unidade pode ser cadastrado como procurador. Esse terá poderes para receber e/ou acessar o sistema para resgatar os boletos e informações da unidade.
Ao realizar o cadastro, o proprietário pode indicar como deseja receber o boleto por e-mail e/ou impresso. No caso do envio por e-mail, esse pode indicar se é enviado ao proprietário e/ou inquilino. Essa modalidade de envio traz maior segurança e agilidade na recepção dos boletos, já que não há interferência humana.
Os que desejam receber o boleto por e-mail recebem um link no momento da geração e no dia do vencimento com intuito de lembrar a todos que podem ter esquecido de realizar o pagamento. Todos os proprietários que tiverem e-mail devidamente cadastrado e atualizado ainda recebem um lembrete no último dia de vigência do boleto, antes da baixa.
No caso do boleto impresso, um endereço diferente do condomínio pode ser indicado para ser enviado pelos correios. Todos com acesso ao sistema do condomínio poderão acessar a segunda via do boleto e acompanhar seu pagamento.
Após gerados, todos os boletos são impressos, envelopadas, enviados para o condomínio ou pelo correio. Esses são distribuídos pelos funcionários na caixa de correio ou pelo serviço dos correios.
Infelizmente, o débito automático não tem efeito para a conta bancária do condomínio. Porém, como todos os boletos são registrados, existe alternativa com efeito semelhante.
O serviço de DDA é oferecido pelos principais bancos aos seus correntistas. Esse recursos deve ser ativado na conta corrente do pagado e lista todos os boletos bancários registrados para o mesmo CPF em todo território nacional, inclusive os boletos do condomínio.
Ao acessar a opção de pagamento na conta da internet, o banco oferece a opção de Débito Direto Autorizado, onde lista todos os compromissos a vencer e vencidos, porém aptos para pagamento, podendo apenas confirmar o pagamento sem a necessidade do boleto bancário.
Alguns bancos oferecem o serviço de pagamento automático via DDA ou aviso por SMS ou e-mail a cada compromisso novo na lista. Para todos esses casos, o correntista deve buscar o atendimento do seu banco para conhecer todas as facilidades disponíveis.
Uma curiosidade interessante é que o mesmo link enviado do boleto também exibe um demonstrativo de compensação, após de confirmação do pagamento do boleto no banco. Esse pode ser utilizado para que morador tenha ciência sobre a liquidação do seu boleto no sistema do condomínio.
O sistema do condomínio ainda possui outras diversas funcionalidades e benefícios para diferentes situações, mas que serão divulgadas aos poucos. Em caso de dúvida, entre em contato com a administração.